O forjamento a quente é um processo essencial na produção de ligas e aços especiais. O aquecimento e a conformação a quente melhoram a segregação, a microestrutura, e consequentemente a propriedade mecânica e metalúrgica de cada produto forjado. Por isso, o estudo e desenvolvimento técnico dos melhores parâmetros de processamento nesta etapa produtiva sempre estiveram no foco das atividades da Villares Metals.
A forjaria da Villares Metals possui modernas prensas hidráulicas de 3000 e 5000 toneladas, ambas do tipo “push-down” e de matrizes abertas, com capacidade em deformar lingotes pesando até 45 toneladas, a fim de produzir barras e blocos com seções que variam entre 170 mm e 1800 mm, atingindo comprimentos até 18 m. As prensas também estão capacitadas para recalcar e forjar peças complexas em vários perfis, inclusive furadas, de acordo com o desenho fornecido pelo cliente, chegando a diâmetros de 3000 mm, no caso de discos e anéis. Cada prensa possui dois manipuladores sincronizados permitindo produtividade elevada e custo competitivo.
Possui equipamentos auxiliares como:
- Modernos fornos de aquecimento a gás natural com baixo consumo específico e capacidade de carregamento até 115 t;
- Carregadeiras com capacidade de manipulação até 18 t que agilizam o carregamento e descarregamento dos fornos, além da rápida movimentação dos lingotes, desbastes e produtos em forjamento até as prensas;
- Pontes rolantes e tenazes com capacidade até 50 t.