A produção dos aços especiais da Villares Metals tem início na aciaria, local onde são realizados o processo de fusão (sucata e ferro-ligas) e o tratamento do aço líquido, que posteriormente é solidificado em formatos predefinidos. Nesta etapa, alguns equipamentos são utilizados:
- Forno Elétrico a Arco
- Forno Panela
- Tratamentos sob vácuo
- Lingotamento Convencional
- Lingotamento Contínuo
Forno Elétrico a Arco
Responsável pelo aquecimento e, consequentemente, fusão da carga metálica, seguido de tratamento do metal líquido e remoção de elementos indesejáveis, como o fósforo.
Forno Panela
Onde é possível controlar a temperatura do metal líquido e, mediante injeção de gás inerte, propiciar a homogeneização térmica do metal e de todas as ligas de ferro adicionadas para formular o aço desejado. Ao mesmo tempo ocorre o refino secundário, momento em que acontece a desoxidação e a dessulfuração.
Tratamento a Vácuo
Utilizado para modificar as condições termodinâmicas e garantir o controle das reações químicas, evitando, por exemplo, a oxidação de alguns elementos e, consequentemente, aumentando o rendimento do processo. Essa etapa garante excelente homogeneidade química e térmica do metal líquido, deixando o aço pronto para ser lingotado, ou seja, vazado em moldes e solidificado.
Lingotamento Convencional
Neste processo são utilizadas lingoteiras de ferro fundido, que servem de moldes para a solidificação do aço líquido. Quando o material é retirado, entra em ação o processamento à quente dos lingotes, mediante forjamento ou laminação.
Lingotamento Contínuo
Processo alternativo, que passa por um distribuidor (Tundish), seguido de um molde refrigerado a água (com sistema de rolos) e um sistema de ajuste e corte dos tarugos. Por último é realizado o corte do material em tamanho predeterminado e, então, a conformação a quente por meio da laminação.