TENAX300IM apresenta resultados superiores em diversas aplicações

26. Julho 2023

Quando o assunto é performance e otimização de ferramentas industriais, o TENAX300IM é a primeira opção. O material foi inicialmente desenvolvido para ser empregado em ferramentais que são expostos às altas temperaturas, tais como extrusão de ligas não ferrosas, fundição de ligas não ferrosas e forjamento a quente de metais. Atualmente já é empregado em outros segmentos da indústria, tal como moldes para processamento de plástico, que requerem grau de polimento de espelhamento óptico ou aplicações para componentes de máquinas. Com sua maior tenacidade, alta resistência a quente e ótima resposta ao tratamento térmico, o material entrega qualidade e segurança para o processo, uma vez que atende os requisitos da certificação NADCA #207 – 2022 Grau E (North American Die Casting Association).

Veja alguns exemplos de aplicação do TENAX300IM:

Case 1: Fabricação de componentes automotivos através do processo de injeção sob pressão de ligas de alumínio. Usualmente, o mecanismo de falha da ferramenta é predominantemente por trincas de fadiga térmica. A solução encontrada foi adequar (substituir) o material da ferramenta para o TENAX300IM devido sua maior tenacidade, mantendo as condições de tratamento térmico e dureza. O resultado atingido foi um ganho de produtividade 150% quando comparado ao material utilizado anteriormente.

Case 2: Fabricação de estruturas para aplicação no segmento militar, através do processo de extrusão de ligas de alumínio. A falha da ferramenta era, predominantemente, por trincas. A solução encontrada foi utilizar o TENAX300IM, em função de sua maior tenacidade, mantendo a dureza aplicada anteriormente e adequando o ciclo de tratamento térmico à NADCA #207 – 2022 Grau E. O resultado atingido foi um ganho de 900% frente ao material anterior e a nova ferramenta de TENAX300IM ainda continua em funcionamento, sem necessidade de troca.

 Case 3: Aplicação em pistões utilizados na fabricação de refratários, na etapa de prensagem. A falha predominante do material utilizado anteriormente era trincas. Por meio da substituição do material para o TENAX300IM, visando uma maior tenacidade, mantendo a dureza e as condições de tratamento térmico, pôde-se observar um ganho de 1100% em relação ao material utilizado anteriormente, seguindo na produção ainda sem falhar.

Quer saber mais sobre o material? Faça o download da  Ficha Técnica ou acesse a  página do produto.

Downloads
PDF

Ficha técnica TENAX300IM
Ficha técnica (Portuguese, 788,65 kB)

Escolha a localização