Aciaria especial

VIM, ESR e VAR

Além da aciaria convencional, a Villares Metals também atua com uma aciaria especial cujos processos melhoram, ainda mais, a qualidade do produto final. São eles: 

VIM (Fusão por Indução a Vácuo)

O equipamento consiste de uma câmara, contendo um cadinho de fusão por indução e um sistema de bombeamento.

Sua principal vantagem é a fusão e o vazamento de ligas metálicas sob atmosferas com baixa pressão parcial de oxigênio e outros gases. Esta condição é obtida graças à alta potência do conjunto de bombas de vácuo, capazes de levar a atmosfera da câmara a pressões da ordem de 10-2 mbar.

Assim, lingotes com baixíssimo nível de inclusões são obtidos e ligas com faixas muito estreitas de composição química podem ser produzidas, incluindo ligas com baixo teores de gases.

ESR (Refusão por Escória Eletrocondutora)

Voltado aos produtos de alta solicitação - em termos de propriedades mecânicas e isotropia -, garantindo baixo nível de inclusões não metálicas. Pode ser aplicado em lingotes produzidos tanto na aciaria convencional quanto no VIM. Como resultado, gera lingotes com níveis reduzidos de segregação, assim como excelente microestrutura bruta de solidificação.

VAR (Refusão a Vácuo)

Similar ao ESR, mas, ao invés da escória, utiliza um arco elétrico como fonte de calor e trabalha em uma câmara sob vácuo. Após a refusão, a solidificação é similar à do ESR. Os produtos refinados por VAR possuem baixo nível de segregação, excelente microestrutura bruta de solidificação, alta isotropia e teores muito baixos de gases dissolvidos.

Escolha a localização