Tratamento Térmico

Tecnologia em prol da excelência

A correta seleção do aço e o tratamento térmico realizado com perfeição são pré-requisitos para o máximo rendimento de ferramentas. Pensando nisso, a Villares Metals atua com equipamentos de última geração e alta tecnologia, assim como um moderno sistema automatizado de controle que garante a realização dos diversos ciclos térmicos.

Tratamentos Térmicos Superficiais

A indústria metalmecânica está cada vez mais exigente em relação aos aços com propriedades mecânicas e tribológicas (referente a atritos), solicitando baixos custos e melhor desempenho. Esse fator é considerado positivo, uma vez que motiva a melhoria contínua das etapas que fazem parte do processo e interagem em sua aplicação.

Em relação ao tratamento térmico já existe uma constante evolução, tanto em termos de melhorias no processo, como parâmetros empregados. A nitretação sob plasma é um grande exemplo de procedimento que aprimora e permite alterar, consideravelmente, as propriedades de dureza superficial de metais, matrizes e ferramentas, além de diminuir o atrito dos materiais, aumentar a resistência à corrosão, fadiga e desgaste.

Outros benefícios dessa técnica utilizada pela Villares Metals são:

  • Incremento de vida útil das peças tratadas;
  • Mínima alteração dimensional;
  • Baixa rugosidade das peças tratadas;
  • Melhor acabamento superficial;
  • Fácil seleção de área nitretável;
  • Boa penetração do plasma em orifícios, permitindo nitretação uniforme;
  • Bom controle da uniformidade da espessura e qualidade da camada nitretada;
  • Pode ser realizada em temperaturas relativamente baixas;
  • Alta reprodutibilidade;
  • Possibilidade de remover camadas passivas;
  • Aplicável em todo tipo de aço, inclusive nos inoxidáveis;
  • Sem agressão ambiental.

Tecnologia

O Centro de Serviços de Tratamento Térmico da Villares Metals possui um equipamento de nitretação sob plasma com dimensões internas de 1 mil mm de diâmetro e 1,8 mil mm de altura, podendo tratar até 5 mil kg. O processo é conduzido a vácuo, utilizando os gases: nitrogênio, hidrogênio, metano e argônio de alta pureza.

Possui, entre as suas principais características, uma fonte de tensão pulsada como solução para problemas de abertura de arco e redução do efeito de catodo (eletrodo negativo de uma fonte eléctrica de alimentação) oco. Outro detalhe importante, no ponto de vista tecnológico, é a presença de uma câmara com paredes aquecidas, o que reduz a intensidade de plasma necessária ao processo e assegura o melhor perfil térmico dentro no interior do forno.

A nitretação sob plasma é um processo aplicado, principalmente, em aços voltados para ferramentas de aço rápido - como fresas e machos -, engrenagens, virabrequins, camisas de cilindros, pistões e matrizes para trabalho a quente, além de componentes usados em sistemas de injeção de combustíveis, moldes e matrizes para o processamento de plástico, implantes cirúrgicos, válvulas e eixos.

Contato

Contate o nosso Centro de Serviços de Tratamento Térmico pelo email: 
cstt@villaresmetals.com ou pelo telefone (19) 3303-8057

Escolha a localização